Construção de PCH no município de Verê vai gerar 500 empregos diretos

A construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bela Vista, no município de Verê, região sudoeste do Paraná, deve gerar aproximadamente 500 empregos diretos.

A obra está na fase inicial e os primeiros trabalhadores já estão sendo convocados. A prioridade, segundo a Agência do Trabalhador de Verê, é para a contratação de mão de obra local.

A Copel, responsável pelo empreendimento, contratou seis empresas para executar as obras da barragem, instalação das linhas de transmissão, fornecimento e colocação dos equipamentos. O investimento previsto é de R$ 200 milhões e as obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2020. O contrato foi assinado no final do mês de maio pela companhia e as empresas.

A central hidrelétrica fica na divisa dos municípios de Verê e São João e abrange as comunidades de Presidente Kennedy e Nova Lourdes. Uma ponte também será construída entre os dois municípios como medida compensatória pelo impacto de instalação da PCH.

CAPACIDADE

Depois de pronta, Bela Vista terá três turbinas e potência instalada de 29 megawatts. Deve gerar, em média, 18,3 MW. Essa potência é suficiente para produzir energia para cerca de 100 mil pessoas. Uma subestação elevadora também está contemplada no projeto e estará interligada à subestação de Dois Vizinhos.