Aumentos nos pisos, salários e vale refeição são vitórias dos trabalhadores

Sintrapav conquistou uma boa proposta para a renovação da CCT nas negociações com os patrões.

Quem trabalha e luta sempre colhe bons frutos. Mesmo em um cenário muito difícil, com uma longa crise econômica e um governo declaradamente contra a classe trabalhadora, o Sintrapav Paraná conquistou um bom acordo com o sindicato patronal para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Construção Pesada do Paraná.

Após várias reuniões de negociação entre as partes, o Sintrapav conseguiu arrancar um aumento positivo nos pisos e salários da categoria da ordem de 5%, acima da inflação acumulada (4.78% INPC/IBGE) no período da data-base (junho de 2018 a maio de 2019).

Já o vale refeição passa para o valor de R$ 19,00 por dia de trabalho. No entanto, a maior conquista continua sendo a manutenção de todas as cláusulas da Convenção, o que garante importantes direitos que foram obtidos ao longo de anos de luta da categoria, tais como:  Participação nos Lucros e Resultados (PLR/PPR) de 9,17 horas de salário base por mês trabalhado, o fornecimento da cesta básica, Refeição, café da manhã, lanche da tarde, horas extras diferenciadas com adicionais superiores aos previstos em lei, seguro de vida gratuito, auxílio funeral, abono aposentadoria, Kit bebê ou auxílio de R$ 400,00 (novidade), homologação para os sócios e uma série de outras cláusulas que melhoram a vida e as condições de trabalho.

A proposta conquistada pelo Sintrapav foi aprovada pela categoria em assembleias realizadas nos últimos dias por todo o estado. A nova Convenção já foi assinada e se encontra registrada no Ministério do Trabalho.

A nova Convenção Coletiva é motivo de comemoração, mas também é preciso refletir que se não fosse a organização da categoria em torno de um Sindicato forte e atuante, nada disso seria possível. A luta constante do Sintrapav tem custos e deve ser mantida pelos trabalhadores. E esse financiamento se dá através da mensalidade sindical e taxa assistencial. Portanto, se você ainda não é sócio, procure se sindicalizar o mais rápido possível e filie-se já! Assim, você fortalece a categoria e a luta por melhores condições, além de garantir direitos.

Quem pensa que a luta para por aqui está enganado. O Sintrapav agora parte para a briga por mais conquistas nos Acordos Coletivos de Trabalho por Empresa. Além disso, a fiscalização das obras e do cumprimento da CCT é permanente. A gente nunca para, a luta continua!