ACT conquistado na Castilho trouxe mais benefícios aos trabalhadores

A organização sindical por local de trabalho provou mais uma vez ser um instrumento eficaz de luta por mais direitos e melhores condições. O Sintrapav Paraná mobilizou os trabalhadores da Construtora Castilho para pressionar os patrões na busca de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que trouxesse mais benefícios.

Se engana quem pensa que foi tarefa fácil. Para avançar nas negociações com a empresa foi preciso até marcar uma paralisação, que começaria no dia 13 de agosto. Porém, antes disso, os patrões aceitaram atender as reivindicações.

O novo ACT na Castilho garantiu o pagamento de uma cesta básica mensal de R$ 220,00 até dezembro deste ano. A partir de janeiro de 2019, o valor passará para R$ 250,00. Também foi conquistada uma cesta natalina de R$ 200,00 para cada trabalhador, a ser paga em dezembro. Outro avanço foi o aumento do lanche da tarde, que passou de R$ 4,00 para R$ 5,00. Todo empregado que fizer acima de uma hora extra tem direito a receber o valor do lanche da tarde a cada dia no qual estendeu sua jornada de trabalho.

Além disso, os trabalhadores da Castilho lotados no estado do Paraná têm direito a receber os demais benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sintrapav-PR, tais como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) equivalente a ½ salário base por ano, os adicionais de horas extras diferenciados (com percentuais acima da CLT), o vale refeição de R$ 18,50 por dia, o seguro de vida, entre outros.

Todas essas conquistas só são possíveis por causa da luta do Sintrapav em prol dos trabalhadores. Cabe lembrar que um Sindicato forte e atuante precisa ser financiado coletivamente pela categoria. Portanto, se você não está sindicalizado, procure o Sintrapav para efetuar a sua associação e fortalecer a luta dos trabalhadores. É do seu interesse e para o seu benefício.