Campanha Salarial 2018: Sintrapav conquista ganho real nos salários e manutenção dos direitos

Proposta de renovação da CCT da Construção Pesada conquistada pelo Sintrapav traz importantes avanços para os trabalhadores.

O time do Sintrapav Paraná só entra em campo pra ganhar. Na Campanha Salarial deste ano não foi diferente. O Sindicato driblou o discurso patronal de crise, defendeu a pauta de reivindicações dos trabalhadores e partiu para o ataque com a força da mobilização da categoria.

O resultado foi um gol de placa para o time dos trabalhadores. A proposta conquistada pelo Sintrapav nas negociações com o sindicato patronal (Sicepot) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) traz o aumento de 3% nos salários e pisos da categoria, diante de uma inflação acumulada de 1,76% (INPC/IBGE - jun2017/maio2018). Isso representa um ganho real (acima da inflação) de 1,24%, ou seja, o Sindicato garantiu um aumento de quase o dobro da inflação.

As boas notícias não param por aí. O vale-refeição passará para R$ 18,50 a partir de 1º de julho e foi incluída a função de bandeirinha motorizado no nível salarial 2.

O Sintrapav ainda conseguiu incluir na CCT algumas medidas de proteção aos trabalhadores diante da reforma trabalhista, como, por exemplo, a obrigação da homologação das rescisões de contratos de trabalho acima de um ano junto ao Sindicato para os trabalhadores sindicalizados, o que reforça ainda mais a importância de ser sócio do Sintrapav; e a adequação da cláusula sobre as horas in itinere para tratar do auxílio para locais de difícil acesso. Diante da nova legislação trabalhista, que dispõe que os acordos e convenções coletivas prevalecem sobre a lei, é fundamental incluir tais pontos na CCT da Construção Pesada do Paraná.

A maior conquista, no entanto, foi a manutenção de todos os direitos previstos na CCT anterior, pois neste cenário de crise econômica é fundamental preservar as condições de trabalho da categoria.

Os diretores do Sintrapav agora vão rodar o estado todo para realizar assembleias com os trabalhadores para explicar sobre cada ponto da proposta e colocar em votação a aprovação da renovação da CCT.

A proposta com tantas conquistas só foi possível porque o time dos trabalhadores da construção pesada do Paraná conta com um Sindicato forte, organizado e atuante. Toda essa força vem da própria categoria, que mantém um alto índice de associação e financia as lutas travadas pelo Sintrapav. Se você ainda não é associado, fortaleça ainda mais nosso time e sindicalize-se. Com a nossa união, a vitória é sempre certa!

Principais conquistas da Campanha Salarial 2018

- Aumento de 3% nos salários e pisos da categoria (inflação de 1,76% + ganho real);

- Aumento do vale-refeição para R$ 18,50 a partir de 1º de julho;

- Inclusão da função de bandeirinha motorizado no nível salarial 2;

- Inclusão de cláusula que obriga as homologações no Sindicato para os sindicalizados;

- Adequação da cláusula que trata das horas in itinere;

- Manutenção de todos os direitos da categoria.