Acordo com a C&K garantiu direitos dos trabalhadores

Durante as operações de fiscalização das condições de trabalho, os dirigentes do Sintrapav Paraná perceberam que a empresa C&K Construções e Manutenção de Rodovias não estava cumprindo com os direitos estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Construção Pesada do Paraná.

A empresa tem sede em Santa Catarina, mas atua em trechos das BRs 101 e 116 no Paraná. O Sindicato comunicou a C&K sobre as irregularidades e convocou seus representantes para orientar sobre a CCT, bem como para cobrar o devido cumprimento dos direitos.

Após algumas reuniões, Sintrapav e C&K firmaram um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que garantiu a aplicação de todos os direitos da CCT aos trabalhadores da empresa, inclusive com o pagamento de retroativos.

O Acordo estabeleceu a entrega da cesta básica em produtos a partir de abril e valor retroativo das cestas é de R$ 250,00 cada, entre outubro de 2017 e março de 2018. As verbas serão quitadas em duas parcelas, sendo que a primeira já foi efetuada na folha de abril e a segunda será paga juntamente com a folha de maio.

Como relação aos salários que estavam sendo pagos abaixo do piso estabelecido na CCT, como são os casos dos cargos de operador de máquina intercostal, motorista nível II, motorista de rodado duplo, operador de retroescavadeira e pedreiro, a empresa se comprometeu a fazer um levantamento e efetuar o pagamento das diferenças nas folhas de abril e maio.

O Acordo ainda estipulou o cumprimento dos direitos de PLR/PPR, fornecimento de café da manhã e do lanche da tarde (em caso de realização de hora extra), horas extras diferenciadas, bem como a melhoria das refeições servidas aos trabalhadores da equipe de Tijucas do Sul.

O ACT com a C&K é mais um exemplo, entre muitos outros, de que a atuação do Sintrapav nos locais de trabalho, junto da categoria, garante direitos e traz benefícios aos trabalhadores.