Campanha Salarial 2018 traz novos desafios aos trabalhadores

Com a reforma trabalhista, o Sindicato passa a ser o Porto Seguro dos Trabalhadores

Mais de cem artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) alterados, prevalência do negociado sobre o legislado, inversão da lógica da Justiça com as leis voltadas a proteger os patrões. É nesta conjuntura que o Sintrapav Paraná começa a organizar a categoria dos trabalhadores da construção pesada para a Campanha Salarial 2018.

Trata-se, indiscutivelmente, do pior cenário já vivenciado pelos trabalhadores brasileiros. Porém, não há que ceder ao pessimismo, mas sim organizar a luta para enfrentar com garra e determinação o momento desfavorável. A história prova que somente com união é possível superar as ofensivas patronais.

Com a CLT arrasada, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ganha ainda mais importância para a preservação dos direitos e avanços nas conquistas, pois o negociado passou a prevalecer sobre o legislado, ou seja, os acordos e convenções tem mais valor que a lei.

Os acordos individuais, diretamente entre patrão e empregado, foram permitidos. Isso é uma grande cilada! A intenção é dividir os trabalhadores para diminuir seu poder de enfrentamento e assim reduzir salários e acabar com direitos. Os trabalhadores não podem aceitar esse tipo de situação, pois sozinhos são presas fáceis para os patrões.

Diante disso tudo, a Campanha Salarial 2018 terá o foco na manutenção dos direitos. Os patrões, com certeza, vão colocar as garras de fora e tentarão aplicar a reforma trabalhista na sua integralidade. Resistência será a palavra de ordem. Ou os trabalhadores se unem ou ficarão desprotegidos e vulneráveis. Com isso, o seu Sindicato passa a ser o Porto Seguro!