Cartilha explica os estragos da reforma nos direitos dos trabalhadores

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico (CNRQ/CUT) publicou a cartilha “Diga Não À Retirada de Direitos – entenda como a reforma trabalhista vai prejudicar todos os trabalhadores”.

O material utiliza o personagem ilustrado Ribamar, um trabalhador como tantos outros desse país, que sobrevive a partir do fruto do seu trabalho em uma fábrica. Casado, pai de dois filhos e com a mulher grávida do terceiro, Ribamar é funcionário de longa data na firma e já contava os anos para se aposentar. Apesar de ser um empregado exemplar, seu patrão resolve demiti-lo sem justa causa, motivado pelos “benefícios” que a reforma trouxe aos empresários, mas que tornou a vida dos trabalhadores num verdadeiro inferno.

A reforma trabalhista tem um conceito básico cruel: a lei passa a proteger os empresários, em vez dos trabalhadores. E começa a vigorar em 14 de novembro. A única forma de evitar que o país retroceda séculos com relação aos direitos trabalhistas é a união da classe contra o governo golpista de Michel Temer e a ditadura das elites instaurada no Brasil a partir da deposição da presidenta Dilma Rousseff.

A cartilha foi elaborada pelo jornalista e doutorando em Ciências da Comunicação Camilo Vannuchi e por Marcio Baraldi, cartunista brasileiro, criador dos personagens Roko-Loko, Adrina-Lina, Ginho ET de Varginha, TattooZinho e muitos outros.

Para ler a cartilha, acesse o seguinte link: http://www.mediafire.com/file/8qi7xux81c1h1lt/Cartilha_Reforma_Trabalhista_CNQ.pdf