OLT amplia direitos dos trabalhadores

Um direito a mais, seja um melhor índice de aumento salarial ou um benefício social, nunca cai do céu. É preciso muita luta da categoria juntamente com o Sindicato para avançar nas condições de trabalho. Por isso, onde há maior organização dos trabalhadores é comum que os acordos coletivos tragam situações mais vantajosas. Isso se chama OLT (Organização por Local de Trabalho).

Um grupo de trabalhadores mobilizados dá mais força para os representantes sindicais nas mesas de negociação com os patrões. O Sintrapav sabe disso e sempre que identifica tal situação em uma obra, empresa ou frente de serviço, busca pressionar os empresários para fechar um acordo coletivo exclusivo, mais vantajoso que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Todo ano são celebrados diversos acordos desse tipo na construção pesada do Paraná. No entanto, cabe ressaltar novamente, depende muito mais da organização e mobilização dos trabalhadores de determinada empresa do que da própria pressão do Sintrapav.

Neste ano, o Sindicato vai buscar negociar acordos coletivos para os trabalhadores da Usina Hidrelétrica (UHE) do Baixo Iguaçu (Odebrecht), J. Malucelli, Sanchez Tripoloni, Fienge, Latina, Compasa, entre outros.

A OLT é um importante instrumento de luta, mas é preciso exercê-la no dia-a-dia, com união e mobilização. Procure o Sindicato para ter apoio na implantação da OLT em sua empresa.